CURSO:
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL – 40 HORAS
UNIDADE
4:
Elaboração e edição de textos
ATIVIDADE:
Relatório do projeto de leitura
CURSISTAS:
Sandra Luciene Leal , Suely Percília Araújo
ESCOLA:
E.M. Hildo de Deus Baracho
FORMADORAS:
Jenúzia e Josiana
Relatório do projeto de
leitura
O referido projeto leitura está sendo desenvolvido com intuito de
despertar nos educandos o prazer de ler, uma vez que o mesmo não tem o hábito
de leitura. Sendo assim, faz-se necessário fomentar o gosto pela leitura, implementando
práticas leitoras ricas e diversificadas em todas as áreas do conhecimento,
porque é lendo que se aprende ler. Para isso é necessário que a sala de aula se
transforme em um ambiente alfabetizador.
No primeiro momento, organizamos em uma caixa decorada diferentes
gêneros textuais para que os alunos selecionem os que considerem mais
interessantes. O texto escolhido foi levado para casa para ler e memorizar
juntamente com seus familiares para recitar e após expor no mural. Percebemos
que os alunos ficaram curiosos e interessados em ler os outros textos. Todos os
textos foram expostos no mural, esse já é um grande avanço em ralação a leitura.
No
segundo momento, foi trabalhado um vídeo do conto Chapeuzinho Vermelho
escolhido pela classe. Será feito o reconto oral e dramatização da história.
Todos ficaram eufóricos e queriam ter uma participação na cena no dia da
dramatização. Descobrimos que eles sonham em ser verdadeiros atores por um dia.
No terceiro momento, convidamos um
morador (a) da comunidade para contar histórias que recordam da época de
criança, do tempo onde não havia tecnologia e as pessoas se reuniam para contar
fatos reais ou fictícios. Os alunos ficaram
em silêncio prestando atenção na história contada, após o término
fizeram questionamentos e queriam que mais histórias fossem contadas.Foi
observado o interesse e concentração por parte de todos.
No
quarto momento, convidamos os alunos para viajarem pelo mundo encantado da
leitura durante todo ano letivo. No decorrer do projeto, aqueles que tomaram
gosto pela leitura irão levar livros para casa dentro de uma bolsa
interessante, para que possam ler e na data determinada pelo professor irá
fazer em sala de aula o reconto do livro oral ou através de ilustrações. De
início, percebemos que todos queriam ser os primeiros sorteados para levar a
bolsa com o livro escolhido por eles.
Conclui-se que com o trabalho em andamento
já é possível perceber que os alunos estão cada vez mais interessados pela
leitura. É de fundamental importância que eles tenham um desempenho
satisfatório em relação à leitura e escrita, introduzindo livros desde cedo,
nas suas brincadeiras. O docente, ao trabalhar a leitura deve ser também um
leitor eficiente e convincente, pois o aluno se espelha no professor, este se
revela apaixonado pela leitura com certeza a criança terá um grande interesse
em ler.
8. Fontes de pesquisa:
- Relatos
de pessoas da comunidade sobre histórias contadas.
-
Hyperlink: HTTP//revistaescola. abril.com. br/ língua portuguesa/
pratica-pedagogica/incentivo-leitura 431373. Shtml
- REVISTA
TV ESCOLA- Tecnologia na Educação
-
Publicação na Secretária de Educação a Distância
MEC-
Ministério da Educação- realizada pela Araguaia- Indústria Gráfica e Editora
ltda. Março e abril/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário