terça-feira, 17 de abril de 2012

PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM


CURSO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL -40 HORAS
UNIDADE: 2 NAVEGAÇÃO PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE
ATIVIDADE: PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM
EQUIPE: SANDRA LEAL, SUELY PERCÍLIA SELMA DE JESUS, SILVANE RUAS, CLAÚDIA
ESCOLAS: ESCOLA MUNICIPAL HILDO DE DEUS BARACHO
ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM PESSOA
ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM LEAL DE MOURA
FORMADORAS: JENÚZIA E JOSIANA

Projeto Integrado de Aprendizagem
Tema: Leitura
Alunos atendidos: Educação Infantil e as séries iniciais do Ensino Fundamental.
Tempo previsto: Tempo indeterminado , previsto durante todo o ano letivo .

1- Definição e caracterização do problema teórico e prático
O referido projeto de Leitura na alfabetização inicial tem como finalidade despertar nas crianças o prazer de ler, uma vez que os mesmos não têm o hábito de leitura. É essencial inserir tecnologias e metodologias inovadoras na educação, acompanhar a alucinante revolução da informação e preparar os alunos para a sociedade digital, lembrando que o livro continua sendo importante instrumento de informação e conhecimento, priorizando a leitura como o elemento essencial na formação do indivíduo.
2 - Objetivo principal: Fomentar o gosto pela leitura, implementando práticas leitoras ricas e diversificadas em todas as áreas do conhecimento.
3 - Objetos específicos: - Desenvolver o gosto pela leitura, estimulando a criatividade através do reconto formando alunos leitores. -Estabelecer a relação entre a realidade e a fantasia, através do trabalho com contos, incentivando a leitura como uma opção prazerosa. - Despertar o interesse pela leitura através de atividades lúdicas, utilizando a tecnologia. 4 - Conteúdos curriculares e disciplinas envolvidas: . Em Português: trabalhar vários textos poéticos (parlendas, poemas, poesias, quadrinhas e canções) desenvolvimento a oralidade e a escrita. - Exposição do mural, - Reconto - Valorizar o livro como um instrumento de informação e conhecimento. .Em Artes: - Dramatização, - Ilustração de imagens
-Teatro.
Em Matemática: - Montar gráfico com de cada um em relação aos textos e vídeos trabalhados. .Em História: pesquisar com a família os nomes das poesias que seus pais e avós se lembram da época de criança. Escolher uma delas e registrar.
5. Plano de ações
Ação 1
Descrição: Organizar em uma caixa decorada vários textos poéticos (parlendas, poemas, poesias, quadrinhas e canções) para que os alunos selecionem os que considerem mais interessantes. O aluno que já domina a leitura irá ler para os colegas o texto escolhido, o que ainda não domina, o professor irá fazer a leitura e o aluno poderá levar o texto para casa pedindo auxílio de leitura aos pais, para que possa memorizar os textos, para recitar e exposição do mural.
Tempo previsto: 3 aulas
Atores envolvidos: alunos e professores.
Subproduto: Despertar o interesse pela leitura, através de atividades lúdicas.
Ação 2
Descrição: Será trabalhado um vídeo do conto, Chapeuzinho Vermelho, escolhido pela classe. Após o vídeo será feito o reconto oral, escrito e através de imagens de acordo com o nível da turma. Fazer a dramatização da história.
Tempo previsto: 4 aulas
Atores envolvidos: alunos e professores
Subproduto: Estabelecer a relação entre a realidade e a fantasia através do trabalho com a leitura como uma opção prazerosa, utilizando a tecnologia.
Ação 3
Descrição: Histórias contadas, convidar um morador (a) da comunidade a sexta-feira, para contar histórias que recordam da época de criança, do tempo onde não havia tecnologia e as pessoas se reuniam para contar fatos reais ou fictícios.
Tempo previsto: Toda sexta-feira
Atores envolvidos: alunos, professores e morador (a) da comunidade.
Subproduto: Resgatar as histórias contadas.
Ação 4
Descrição: Serão trabalhados os livros do Cantinho da Leitura. Toda segunda-feira um aluno levará um livro para casa dentro de uma bolsa que desperte-lhe o interesse, para que compartilhe a leitura com a família durante a semana, na sexta-feira o aluno fará o reconto oral ou através de ilustração.
Tempo previsto: No decorrer do ano letivo.
Atores envolvidos: alunos, professores e pais.
Subproduto: Desenvolver o gosto pela leitura, estimulando a criatividade através do reconto oral e a participação da família na vida escolar do filho.

6. Tempo total de realização do projeto:
Tempo indeterminado, previsto durante todo o ano letivo.

7. Material total de realização do projeto:
- Vários textos poéticos (parlendas, poemas, poesias, quadrinhas e canções)
- Caixa decorada
- CD de cantigas de roda
- Micro systen
- Papel manilha
- Cola
- Tesoura
- Textos poéticos
- Vídeo
- TV
- DVD
- Folha de ofício
- Lápis de cor
- Giz de cera
- Lápis nº2, borracha
- Cenário completo para dramatização da história.
- Bolsa decorada
- Livros
- Recursos humanos
8. Fontes de pesquisa:
- Relatos de pessoas da comunidade sobre histórias contadas.
- Hyperlink: http//revistaescola.abril.com.br/ língua portuguesa/ pratica-pedagogica/incentivo-leitura 431373. shtml
- REVISTA TV ESCOLA- Tecnologia na Educação
- Publicação na Secretária de Educação a Distância
MEC- Ministério da Educação- realizada pela Araguaia- Indústria Gráfica e Editora ltda. Março e abril/2010
9. Formas de avaliação: A avaliação é contínua, durante toda a execução do projeto leitura, os alunos serão avaliados ao longo do processo de ensino aprendizagem, observação os avanços alcançados e identificando se os alunos adquiriram o hábito de leitura. É preciso avaliar o interesse e o desempenho dos mesmos no decorrer das atividades:
- Durante a leitura e exploração dos livros e dos textos poéticos
- Na dramatização das histórias
- Exposição dos trabalhos artísticos
- Nos recontos oral e escrito para desenvolver as capacidades das habilidades linguística: falar, escutar ler e escrever.



Nenhum comentário:

Postar um comentário