quarta-feira, 12 de dezembro de 2012


ESCOLA MUNICIPAL HILDO DE DEUS BARACHO









ENERGIA E MEIO AMBIENTE: EDUCAR-SE PARA USUFRUIR DE MANEIRA INTELIGENTE






OLHOS D’ÁGUA-MG, OUTUBRO DE 2012
ESCOLA MUNICIPAL HILDO DE DEUS BARACHO










Energia e Meio Ambiente: Educar-se para usufruir de maneira inteligente

Suely Percília Araújo Soares







OLHOS D’ÁGUA-MG, OUTUBRO DE 2012
Apresentação do projeto

Meses: Setembro, Outubro e Novembro
Tema: Cemig nas Escolas, energia inteligente
Titulo: Energia e Meio Ambiente: Educar-se para usufruir de maneira inteligente
Publico alvo: Educação Infantil. 1º e 2º ano do Ensino Fundamental
Duração: Será permanente
Coordenação: Professora formadora do Proinfo Maria Jenuzia Ferreira
Professora: Suely Percília Araujo Soares
Parceiros: Secretaria Municipal de Educação de Educação, Cemig

Apresentação
Este trabalho será desenvolvido na E.M. Hildo de Deus Baracho, situada na comunidade de Pimenta, Município de Olhos D’ Água/MG com a finalidade de conscientizar os cidadãos no uso da energia elétrica, reduzindo o desperdício e preservando o meio ambiente.
Vivemos em uma sociedade onde há necessidade de se ter energia para o progresso da humanidade. Existem dois caminhos para se conservar: a vertente humanidade e a vertente tecnologia; na primeira vertente, o cidadão recebe informações que o induzem a mudanças de hábitos, atitudes e futura mudança de comportamento. Já a segunda vertente, novas tecnologias reduzem o consumo de energia numa instalação, sem comprometer o produto final. (ELETROBRAS, p.11.2006)
Para que esse trabalho tenha sucesso é preciso envolver toda a comunidade escolar. E fundamental abrir caminhos conscientizando os alunos, despertando a curiosidade, responsabilidade, auto-estima e desejo por autonomia, para que saibam reduzir o desperdício de energia elétrica. Alunos bem informados tentem a evitar o Maximo de desperdício da energia elétrica porque inicialmente, conscientização acontecerá na escola e posteriormente nas residências dos alunos e toda a vizinhança.
Com esse trabalho educativo é possível mudar nossa postura.A simples mudança de habito poderá reduzir em reais o custo do uso de energia que vira como resultado na conta mensal de energia.
Justificativa
Novas tecnologias vêm surgindo para nosso conforto e bem estar e com isso aumenta o consumo de energia elétrica.
Atualmente a historia da humanidade está intimamente ligada a história da utilização da energia elétrica que é essencial para o desenvolvimento econômico e social que move a produção, os serviços públicos os eletrodomésticos da nossa casa, trazendo conforto e bem estar para a nossa vida diária.
É fundamental refletir sobre nossa responsabilidade em utilizá-la de modo sustentável, porque a produção de eletricidade provoca impactos sociais e ambientais sendo assim é preciso “Satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades” através de projetos e campanhas de conscientização da população de como controlar o consumo de energia elétrica.

Objetivos
GERAL: Sensibilizar a população para o consumo consciente da energia elétrica envolvendo a questão ambiental, gastando o necessário sem abrir mão do conforto.
ESPECÍFICOS:
_Reduzir o consumo de energia elétrica no ambiente escolar e nas residências, diferenciando consumo consciente de desperdício.
_Identificar os principais impactos ambientais e sociais provocados pela produção e consumo de energia.
_Listar os aparelhos que são os grandes consumidores de energia elétrica.
_Interpretar os gráficos de consumo de energia elétrica presentes na conta mensal de energia.
_Aprender dicas de segurança no consumo de energia para evitar curtos-circuitos e conseqüentes incêndios.
_Fazer a leitura do medidor de energia elétrica.
_Transformar o lixo em brinquedos.
_Reconhecer o tempo de decomposição de alguns materiais.
Ações
A implantação do referido projeto conta com a participação de toda a comunidade escolar. O projeto será desenvolvido coletivamente ressaltando-se que em uma comunidade pequena, para o trabalho ter sucesso e imprescindível envolver a todos no desenvolvimento das ações:
Ação 1
Descrição: Realizar palestra para apresentação do projeto e sensibilizar a comunidade escolar para o consumo consciente de energia elétrica envolvendo a questão ambiental. Contar para os alunos a história da energia para que possam se interar do assunto.
Tempo previsto: 1 semana
Atores envolvidos: Palestrantes que é o professor formador do curso, e toda a comunidade escolar.
Subproduto: Reduzir o consumo de energia elétrica no ambiente escolar e nas residências, diferenciando consumo consciente de desperdício.
Ação 2:
Descrição: Será trabalhado um vídeo educativo PROCEL nas escolas, após o vídeo será a troca de informação e debates, dando a oportunidade para que cada aluno faça o seu relato oral da grande lição que tirou com a historia do vídeo. Cada aluno ira pesquisar os aparelhos que consomem energia elétrica existente em sua residência para a professora uma tabela e um gráfico dos aparelhos existente na comunidade escolar para ser interpretado pela turma.
Tempo previsto: 1 semana
Atores envolvidos: Alunos e professores
Subproduto: Listar aparelhos que são os grandes consumidores de energia elétrica.

Ação 3:
Descrição: Historia contada do livro 1 que conta a historia do menino e o rio para que possam compreender que ao longo da historia, nos tornamos grandes consumidores de energia e hoje percebemos a necessidade de reduzir esse consumo e o ponto de partida é cada um de nós fazer a nossa parte. Ouvindo a historia os alunos poderá começar a pensar o que pode ser feito para gastar menos energia e a idéia começar a espalhar por toda a vizinhança. Criar panfleto explicativo com as informações importantes e pertinentes para evitar desperdício de energia elétrica para serem distribuídas cópias para a comunidade durante a caminhada ecológica.
Tempo previsto: 1 semana
Atores envolvidos: Alunos, professores e moradores da comunidade.
Subproduto: Identificar os principais impactos ambientais e sociais provocados pela produção e consumo de energia.
Ação 4:
Descrição: Será trabalhando vários textos informativos para chamar a atenção dos alunos para que todos possam contribuir para o consumo consciente de energia elétrica e aprender interpretar gráficos e fazer leitura do medidos de energia, aprender dicas de segurança para evitar curtos-circuitos, situação de problemas, desenhos e analisar a conta mensal de energia.
Tempo previsto: 2 semanas
Atores envolvidos: Alunos e professores
Subproduto: Aprender dicas de segurança no consumo de energia para evitar curtos-circuitos e conseqüentemente incêndios, fazer a leitura do medidor de energia elétrica e interpretar gráficos e tabelas, resolver desafios e criar desenhos.
Ação 5:
Descrição: Coletar objetos para a construção de brinquedos promovendo uma coleta seletiva para que o aluno separe o lixo e faça a reciclagem, compreendendo ao invés de jogar um objeto no lixo, você pode fazer algo mais inteligente: reciclar.
A grande idéia é fazer brinquedos com embalagens e outros itens que iriam para o lixo causando danos no meio ambiente. Consumimos um grande número de produtos que vem em embalagens descartáveis que são jogadas fora, essas embalagens pode e deve ser reaproveitadas com criatividade na construção de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos para serem trabalhados em aula, contribuindo de forma lúdica para uma aprendizagem significativa e para a adoção de praticas mais cidadãs . Confeccionar brinquedos com os materiais coletados e montar uma exposição para a comunidade escolar.
Tempo previsto: 2 semanas
Atores envolvidos: Alunos e professores
Subproduto: Transformar o lixo em brinquedos, jogos e materiais pedagógicos dando a oportunidade para o aluno usar e desenvolver a criatividade
Ação 6:
Descrição: Montar um cartaz com o tempo de decomposição de alguns materiais, para que os alunos possam refletir juntos com seus pais e trabalhar a tarifa social e conta de energia.
Tempo previsto: 1 semana
Atores envolvidos: Alunos, professores e pais.
Subproduto: Reconhecer o tempo de decomposição de alguns materiais que são jogados na natureza causando impacto ambiental e trabalhar a tarifa social.
Abrangência: Toda a comunidade de alunos


Procedimentos metodológicos- Área do conhecimento/ conteúdo
Português- Linguagem oral e escrita
_Interpretação de textos
_Criação de paródias
_Criação de panfletos explicativos
Matemática:
_Situação- problemas
_Gráficos e tabelas
_Calculo de consumo
_Tarifa Social
_Conta mensal de energia
Artes/ Música:
_Linguagem visual
_Paródias
_Desenhos
Educação Física:
_Caminhada para fins de conscientização e distribuição de panfletos
_Confecção de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos
Historia:
_Historia da energia
_Debates
_Relato oral
Geografia:
_Vídeo educativo
_Pesquisa
_Reflexão sobre os impactos ambientais e sociais provocados pela produção e consumo de energia.
Ciências:
_Cartaz com tempo de decomposição de alguns materiais
_Palestras
_Coleta seletiva
Educação Religiosa:
Sensibilizar os alunos do consumo consciente de energia para que possam refletir sobre a responsabilidade/ papel de cada um na sociedade quanto à questão energética.
Culminância:
_Exposição dos trabalhos realizados com os alunos.
_Caminhada de conscientização e distribuição de palfletos.
Cronograma:
AÇÃO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
Palestra
X


Vídeo Educativo
X


Debates e reflexão
X


Pesquisa

X

Gráficos e tabelas

X

Historia contada do livro 1
X


Criação de panfletos

X

Textos informativos
X
X

Leitura do medidor


X
Situação problemas

X

Desenhos

X

Conta mensal de energia

X

Coleta seletiva
X


Confecção de brinquedos com materiais coletados

X

Cartaz com tempo de decomposição de alguns materiais

X

Parodias

X

Calculo de consumo

X

Tarifa social


X
Caminhada de conscientização


X
Culminância


X


Avaliação:
A avaliação é continua, durante toda a execução do projeto, observando o interesse dos envolvidos nas atividades e eventos e a mudança de postura dos mesmos frente ao tema trabalhando.
Referencias:
_APOSTILA, do Programa de Educação Ambiental “Cemig nas Escolas” _ A natureza da Paisagem: “Energia Recurso da Vida” _ Curso de Capacitação do Educador _ Belo Horizonte , 2012.
_LIVRO 1, Energia: Recurso da vida/ A natureza da Paisagem/ Marcos Didonet _ Rio de Janeiro: CIMA. 2006.16p.:il.color; 28cm
_CARTILHA,da CEMIG.Energia elétrica com segurança. Distribuída pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais


Nenhum comentário:

Postar um comentário