terça-feira, 23 de outubro de 2012

Novo cenário de mudanças na educação com as TICs


Atividade 1.1
Novo cenário de mudanças na educação com as TICs
Vale ressaltar que diante deste novo panorama nessa sociedade atual a escola não é mais a primeira fonte de conhecimento para os alunos, quando chegam a escola, já tem uma bagagem de conhecimento porque a informação tornou mais acessível com as TICs. É preciso repensar nessa nova cultura de aprendizagem, não cabe a escola proporcionar aos alunos conhecimentos pronto e acabado como se fossem verdades acabadas, ao contrário, ela deve ajudá-los a construir seu próprio conhecimento.
Atualmente, no rítmo da mudança tecnológica e científica em que vivemos o sistema educacional deve formar cidadãos que sejam eternos aprendizes capazes de enfrentar novas demandas de aprendizagem.
Faz-se necessário a constante busca do conhecimento para obter informações atualizadas e criar melhores condições de aprendizagens para que nossos alunos sejam contínuos aprendizes nessa sociedade em que as tecnologias geram profundas mudanças com rapidez de informações. Na prática é preciso trabalhar com as TICs para que os alunos tenham acesso a elas; mas do que ter acesso é preciso saber transformar as informações em conhecimento para resolver problemas do cotidiano.
Acredita-se que diante da necessidade de aprender ao longo da vida e das novas formas de letramento/ alfabetização, é necessário proporcionar aos educandos possibilidades educativas, teórico-prática, visando uma aprendizagem significativa para que o aluno tenha atuação crítica e participativa na sociedade, motivado pelos mais altos ideais de altruísmo e solidariedade ao próximo.
Segundo Freire, 1987, (...) "escola pode ser um destes espaços de organização e vivência sistemática da gestão democrática, formando novos sujeitos que produzirão um novo mundo (...)".
Dupla: Sandra Luciene e Suely Percília

Nenhum comentário:

Postar um comentário